Programa de Pós-Graduação em História

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Oferta de disciplinas - 2º semestre de 2018
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2º semestre de 2018

Disciplina/Prof(s)
Código/
Turma
CR/CH
Nat/
Nível
Horário e período
Local/sala
Tópico Especial I - Frantz Fanon: anticolonialismo, psiquiatria e política
Prof: Alexandre Almeida Marcussi
HIS873 - E
04/60
OP/M/D
Ter: 19:00 às 22:30
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Ementa: Leitura sistemática da obra de Frantz Fanon, intelectual martinicano e teórico do antirracismo, do pan-africanismo e das lutas de libertação no continente africano nas décadas de 1950 e 1960. Pressupostos teóricos e disciplinares da obra de Fanon, conexões entre psiquiatria e política no pensamento do autor, releituras e apropriações de Fanon no pensamento pós-colonial.
Tópico Especial I - Identidades e Alteridades: o debate sobre a diversidade no mundo contemporâneo
Prof: Kátia Gerab Baggio
HIS873 - E1
04/60
OP/M/D
Qua: 14:30 às 18:30
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Ementa: O curso pretende promover reflexões teóricas e históricas sobre o tema das identidades e alteridades no mundo contemporâneo, principalmente na Europa e Américas. Serão abordadas as seguintes questões: o debate sobre "civilização" e "barbárie"; colonialismo e imperialismo; pós-colonialismo; fronteiras; transculturação; experiências de exílio e desenraizamento; refúgios e migrações; o "outro interior", identidades e gênero.
Tópico Especial I - Tetos do Brasil: ilusionismo arquitetônico do Tempo Barroco
Prof: Magno Moraes Mello
HIS873 - E2
04/60
OP/M/D
Seg: 08:00 às 12:00
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Ementa: A disciplina discutirá sobre a pintura ilusionista em seus diferentes procedimentos culturais no Brasil Colonial, entre os séculos XVIII e XIX. Será abordado os principais conceitos entre óptica e perspectiva nos séculos XIV e XV; as novas disposições espaciais do ilusionismo arquitetônico em Itália entre os séculos XVI e XVII; a influência italiana e a importância da quadratura em Espanha no século XVII; as primeiras manifestações do ilusionismo arquitetônico em Portugal no século XVI; a presença do toscano Vincenzo Bacherelli em Portugal a partir de 1701; o período joanino (1707-1750), as encomendas de D. João V e suas repercussões no Brasil, a partir de 1735; a importância das aulas de matemática no Colégio de Santo Antão entre os séculos XVI e XVIII, privilegiando a presença do jesuíta Inácio Vieira entre 1709 e 1721. Por fim, o desfecho do período setecentista com a pintura ilusionista na segunda metade do século XVIII em Portugal e a fortuna do quadraturismo na Europa.
Tópico Especial I - Iconografia e Narrativas Visuais - séculos XVIII-XIX
Prof: Márcia Almada
HIS873 - E3
04/60
OP/M/D
Sex: 14:00 às 18:00
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Ementa: A linguagem visual na era moderna. Arte religiosa e arte política. Metodologias de análise iconográfica: E. Panofsky, Luis de Moura Sobral, Louis Réau, Santiago Sebástian. Iconologia e Iconografia. Desenvolvimento de análise iconográfica de uma imagem a partir das metodologias discutidas.
Tópico Especial I - Historiografia da ciência no século XX
Prof: Mauro Lúcio Leitão Condé
HIS873 - E4
04/60
OP/M/D
Qua: 13:30 às 17:30
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Ementa: O curso aborda a historiografia da ciência ao longo do século XX. Serão privilegiados três momentos, a saber, (1) a querela internalismo versus externalismo entre os anos 40 e 60; (1) a ideia de historicidade da ciência a partir dos trabalhos de Kuhn e Fleck, dos anos 60 aos anos 90; (3) e, por fim, a análise das novas formas teórico-metodológicas de se fazer história da ciência pós-kuhniana a partir de 1990
Tópico Especial II - Lo cotidiano en la fábrica: disciplina, cultura y memoria
Prof: Camillo Robertini
HIS874 - E
02/30
OP/M/D
Qui: 09:00 às 13:00
Sex: 09:00 às 13:00
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Ementa: OBJETIVOS DEL CURSO El curso se propone analizar cuestiones metodológicas y heurísticas conectadas al estudio de la historia de los trabajadores del siglo XX. Específicamente, el curso trata la cuestión central de la disciplina en el mundo del trabajo. Tal problema se aborda a partir de una perspectiva histórica y metodológica. Se tratarán de ilustrar algunas herramientas prácticas para analizar distintas fuentes con las cuales es posible sustentar una investigación: documentos empresariales, reglamentos de fábrica, planillas de evaluación del personal, entrevistas a trabajadores. Con este fin, el curso se divide en dos: una primera parte en la cual se analizan límites y posibilidades analíticas de las fuentes documentales, y una segunda en la cual se proponen distintos marcos teóricos para analizar la memoria de trabajadores sometidos a un régimen disciplinario concreto. El curso apuesta a ofrecer algunas interpretaciones metodológicas útiles al estudio de la disciplina de fábrica en distintos contextos históricos. Se requiere una participación activa por parte de los estudiantes, con el fin de establecer vínculos con las investigaciones que están desarrollando actualmente.
Tópico Especial II - Dimensión transnacional del feminismo en Argentina durante las primeras décadas del siglo XX
Prof: Marcela Vignoli
HIS874 - E1
02/30
OP/M/D
Seg: 14:00 às 18:00
Ter: 14:00 às 18:00
Qua: 14:00 às 18:00
Qui: 14:00 às 18:00
Sex: 14:00 às 18:00
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Ementa: El propósito del curso, a partir del contacto con las investigaciones, debates historiográficos y categorías analíticas propias de los estudios sobre feminismo transnacional, vistos a través del prisma de la historia argentina pero también de la región latinoamericana, es que las y los estudiantes se interroguen sobre los problemas en sus propios campos de estudio y las destrezas adquiridas en el contacto con las fuentes primarias. Para este último objetivo la docente compartirá aspectos e interrogantes de su propia investigación.
Tópico Especial II - Mamelucos e mestiçagens na América ibérica (Séculos XVI-XVIII)
Prof: Roberto Guedes Ferreira
HIS874 - E2
02/30
OP/M/D
Seg: 08:30 às 12:10
Ter: 08:30 às 12:10
Qua: 08:30 às 12:10
Qui: 08:30 às 12:10
Sex: 08:30 às 12:10
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Ementa: Formas de classificação de grupos sociais, sobretudo mestiços mamelucos; fontes e métodos afins ao tema; historiografias clássica e recente; debates e conceitos de mestiços, mestiçagem, miscigenação e hibridismo; e metodologia para análise do vocabulário social das mestiçagens em testamentos, registros paroquiais de batismo, casamento, óbito e atas de câmaras; cronistas, memorialistas, genealogistas e (apagamento das) mestiçagens. O foco de tais questões priorizará mestiçagens com indígenas.

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