Programa de Pós-Graduação em História

14 de Março de 2017

Temas das aulas da disciplina do prof. Fernando Catroga

Segue abaixo a lista de temas das aulas do prof. Fernando Catroga (Universidade de Coimbra) da próxima semana:

Aula 1: 20/3 14 às 17:30h

A História da Historiografia e a epistemologia da história

Aula 2: 21/3 14 às 17:30h

Memória e História: recordar, comemorar e ritualizar as representificações do passado

Aula 3: 22/3 14 às 17:30h

Secularização e Laicidade na matriz da modernidade política ocidental

Aula 4: 23/3 14 às 17:30h

Pátria, nação e nacionalismo: uma revisitação histórico-conceptual

Aula 5: 24/3 14 às 17:30h

República e republicanismo (sécs. XIX/XX): uma análise comparativa

O prof. Fernando Catroga, no dia 27/3, ministrará a Conferência 'A Memória e a História no tronco e nos ramos do saber', às 19h, em local ainda em confirmação. A conferência será a Aula Inaugural do Semestre Letivo 2017-1, tornando-se parte da Abertura das Comemorações dos 60 Anos do Curso de História da UFMG. Será oportuno que todos os alunos da disciplina do prof. Catroga assistam à conferência, que terá ainda mais ampla divulgação.

Textos de referência para as aulas acima indicados estarão disponíveis, a partir de amanhã, na fotocopiadora do segundo andar, na pasta 'Ritualizações do poder e do tempo: historiografia, ritos de recordação e práticas cívicas'. A pasta está sob o nome do prof. Douglas Attila Marcelino (deve-se acessar a pasta do Grupo de Estudos, pois há uma disciplina de pós-graduação com o mesmo nome).

Acesso rápido

Redes sociais

© 2024 - Pós-graduação em História - UFMG. Todos os direitos reservados. Desenvolvimento: Augusto Carvalho dos Santos e Eduardo Paci Galvão