Programa de Pós-Graduação em História

Grade curricular e ementas

A proposta de currículo tende a atender à coerência dos projetos de pesquisa de docentes e discentes e ao fortalecimento dos eixos temáticos e perspectivas das três linhas de pesquisa. Assim, há duas disciplinas obrigatórias (Seminário de Dissertação, para o Mestrado, e Seminários de Tese, para o Doutorado) e disciplinas temáticas e teórico-metodológicas que atendem à demanda dos projetos em desenvolvimento no PPGH. Além disso, para a linha de História Social da Cultura, há uma outra disciplina que, sem ser obrigatória, é oferecida anualmente: 'Culturas urbanas e modernidade'.

A estrutura curricular, tal como ela se evidencia no leque e no arranjo das disciplinas obrigatórias, temáticas e teórico-metodológicas, propõe-se a contemplar amplitude geográfica, temporal e, mais especificamente, em termos de objetos. Em linhas gerais, procura abarcar da Antiguidade à Contemporaneidade, passando pela Idade Média e pela Época Moderna, Europa, Américas, Ásia e África; e elege desde temas clássicos da historiografia brasileira e estrangeira até objetos ligados a campos em preeminência na atualidade, tais como a história ambiental, a história da ciência, a história cultural e a nova história política.

Acesso rápido

Redes sociais

© 2015 - Pós-graduação em História - UFMG. Todos os direitos reservados. Desenvolvimento: Augusto Carvalho dos Santos e Eduardo Paci Galvão